Em 2020 muitas empresas entraram em um processo de transformação digital, graças às recomendações dos órgãos de saúde pública para conter a disseminação do Coronavírus. O home office se tornou realidade para diversos profissionais, e 2021 é um ano em que os negócios ainda buscarão soluções digitais para continuar em pleno funcionamento. Pensando nisso, criamos este conteúdo, leia o nosso artigo Desmistificando o Microsoft Teams e conheças os recursos e ferramentas dessa plataforma inovadora.
Nesse sentido, o Microsoft Teams tem sido uma das soluções mais requisitadas como meio colaborativo. O Microsoft Teams permite que os times trabalhem com segurança e eficiência de forma remota, garantindo que as tarefas sejam executadas de forma instantânea, facilitando a interação entre as equipes.
Essa plataforma unificada de videoconferência combina recursos de chat, compartilhamento de tela, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos.
Com o intuito de apresentar mais informações sobre essa ferramenta de comunicação da Microsoft, selecionamos os seguintes tópicos para abordar neste artigo:
- Recursos e ferramentas do Microsoft Teams
- Vantagens Competitivas
- Integração do Team com outras ferramentas
Acompanhe a leitura do nosso artigo Desmistificando o Teams!
Recursos e ferramentas do Microsoft Teams
O Microsoft Teams é uma ferramenta completa de videoconferência, principalmente quando o objetivo é se comunicar com a sua equipe que está trabalhando em home office.
Com o Teams é possível realizar o compartilhamento de tela, conceder o controle da tela para outros usuários, criar hiperlinks, gerar prioridade de mensagens no chat (padrão, importante, urgente), formatar textos, além disso, é possível permitir a utilização de GIFS e EMOJIS.
Nessa ferramenta, é possível conectar até 250 pessoas. Em reuniões com esse número de participantes, o Temas permite o compartilhamento de texto e agendamentos desses encontros. O host poderá utilizar o modo Transmissão Ao Vivo caso queira reunir um público maior que 250 pessoas.
Todas as reuniões podem ser gravadas, nelas são incluídos áudio, vídeo, bem como, todos os compartilhamentos de tela.
Para a gestão e produtividade, os usuários do Teams podem exibir as análises para as equipes e canais dos quais fazem parte. Com esse recurso, os usuários podem ter as estatísticas dos padrões de uso e atividades das suas equipes. Assim, serão exibidos dados como o número de usuários ativos, postagens, respostas etc.
Essa visão de dados poderá ser exibida nos seguintes níveis
- Equipe cruzada: onde exibe-se para todas as equipes
- Equipe: Exibe-se os dados para equipe específica
- Canal: são mostrados os dados de uso para um canal específico
Para saber mais sobre os canais do Teams, clique aqui.
A ferramenta de análise e relatórios do Microsoft Teams é especialmente útil para o home office. Isso porque o usuário pode executar relatórios diferentes, para obter informações sobre como colaboradores em sua organização estão usando o Microsoft Teams.
Nesses relatórios é possível analisar quantos usuários se comunicam por meio de mensagens de chat e de canais, e os tipos de dispositivos usados para se conectar ao Microsoft Teams. Dessa forma, as empresas conseguem entender os padrões de uso dos seus funcionários.
Vantagens competitivas
É certo que o Teams apresenta algumas vantagens competitivas frente às suas concorrentes. Mesmo com a vasta variedade de plataformas de videoconferência, o Teams apresenta os seguintes diferenciais:
- Integração de aplicativos no dia a dia para a colaboração do time, podendo ser softwares da Microsoft ou proveniente de terceiros
- Reuniões com compartilhamento de arquivos, permitindo desse modo, a edição em tempo real
- Reuniões com capacidade para 250 participantes e transmissão Ao Vivo para públicos maiores
- Disponibilização de análises e relatórios das reuniões
- Inovação e colaboratividade
Integração do Microsoft Teams com outras ferramentas
Por fazer parte da plataforma de Aplicativos do Office 365, o Microsoft Teams permite que os usuários tenham acesso instantâneo aos mais diversos aplicativos do pacote, como o SharePoint, OneNote, Power BI, além disso, aplicativos de interação com os clientes no Dynamics 365. Dessa forma, é possível criar, editar e compartilhar documentos diretamente do Teams.
A integração permitida pelo Teams é uma forma inovadora, bem como colaborativa, devido a sua capacidade de gerenciar conversas, arquivos e ferramentas em um local único de trabalho com acesso para toda a equipe.
Vale ressaltar que para utilizar o Teams, é necessário ter uma conta Office 365 com a licença que dá direito ao usuário acessar a ferramenta. Assim, é possível criar as reuniões e canais. Contudo, se o objetivo for somente ingressar em uma reunião de voz ou vídeo, não é necessário obter uma conta, basta apenas ter o convite por link e acessar a partir de um navegador com internet.
Além das ferramentas da Microsoft, é possível acoplar ferramentas de terceiros. Assim, é possível integrar facilmente ao Teams aplicativos de gestão de tarefas, como o Trello, EverNote e Planner. O gerenciamento do fluxo de trabalho também poderá ser feito com o aplicativo Power Automate, acoplado a plataforma Teams.
Visto os benefícios do Teams e seus diversos recursos, é certo que, se o seu negócio busca maior eficiência e colaboratividade, a adoção dessa plataforma é muito vantajosa para os trabalhos em home office. Além disso, se você está pensando na transformação digital, A SEVEN pode te ajudar!
Conheça os nossos serviços e consultorias acessando o nosso site. Para ter acesso a consultoria gratuita de Cloud Computing, clique abaixo.⬇
Gostou do conteúdo? Leia o artigo relacionado que separamos para você também:
A SEVEN disponibiliza muito mais no blog, venha conferir! 😃