O setor de TI tem assumido um papel cada vez mais estratégico no mundo corporativo. E essa tendência ficou ainda mais forte com a transformação digital que foi intensificada com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Isso obrigou as empresas a terem um foco na tecnologia como estratégia de negócio e trabalhar a Governança de TI.
Afinal, essa postura é essencial para manter a produtividade em um elevado patamar. Além disso, ajuda a corporação a ter um olhar mais atento sobre as principais tendências do mercado. Hoje, somente é viável acompanhar as novidades e inovar com o uso inteligente da TI.
Neste artigo, vamos mostrar como a governança de Tecnologia da Informação pode ser vantajosa para uma companhia. Para isso, dividimos o conteúdo em 4 partes:
- Alinhamento com os Objetivos Institucionais
- Redução de Riscos
- Transparência e Padronização
- Mais Foco em Inovação
Alinhamento com os Objetivos Institucionais
É inadmissível que os investimentos em TI não tenham uma relação direta com as metas de uma organização. Se uma empresa está querendo agilizar o atendimento, é válido pensar em soluções tecnológicas para atingir esse objetivo o mais rápido possível.
Caso isso não seja feito, a companhia terá mais dificuldades de disponibilizar um atendimento diferenciado e rápido. É preciso haver um casamento perfeito entre o talento da equipe e o uso inteligente de recursos tecnológicos para as metas organizacionais serem concretizadas, independentemente, do nível de complexidade.
Redução de Riscos
A segurança da informação é uma das principais causas de preocupação dos gestores na conjuntura atual. Um dos motivos é que os cibercriminosos têm adotados métodos cada vez mais sofisticados para roubar, vazar ou sequestrar dados institucionais, o que tem tornado ainda mais difícil proteger a companhia de ataques virtuais.
Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as organizações precisam bastante de uma ótima governança de TI para minimizar as possibilidades de erro na gestão das informações dos cidadãos. Se houver falhas no tratamento e armazenamento de dados, é possível a aplicação de multas que podem chegar a R$ 50 milhões.
Transparência e Padronização
Uma maneira de ratificar o papel da tecnologia como estratégia de negócio consiste em adotar uma política de segurança da informação. Se os procedimentos para proteger os dados estiverem claros para os funcionários, maiores serão as chances de evitar problemas relacionados com o gerenciamento das informações.
Uma boa governança de TI contribui para haver uma padronização das iniciativas que visam evitar que os ciberataques prejudiquem os serviços e a qualidade do atendimento ao cliente. Com todos os setores conscientes das respectivas atribuições e responsabilidades, menores serão as possibilidades da rede e dos sistemas empresariais serem comprometidos de forma grave.
Mais Foco em Inovação
Tornar um processo mais ágil e lançar um produto ou serviço para aumentar as vendas e os lucros são dois objetivos cruciais para as empresas. Mas para isso se tornar mais viável é imprescindível haver um ambiente favorável para a inovação.
Em outras palavras, é necessário haver uma cultura organizacional que priorize a melhoria contínua e um investimento em soluções tecnológicas capazes de modernizar a gestão e de aproveitar o potencial dos colaboradores ao máximo.
Se uma empresa realmente deseja ser competitiva e forte no mercado, tem a obrigação de apostar na tecnologia como estratégia de negócio. Ou seja, precisa aproveitar o avanço tecnológico para agregar valor a diversos setores corporativos (marketing, vendas, estoque, logística, recursos humanos, entre outros).
Se você tem alguma dúvida ou está à procura de mais dicas sobre como usar a TI para promover a melhoria contínua, deixe o seu comentário. A sua participação será muito bem-vinda!
E lembre-se: aqui na Seven somos especialistas em infraestrutura on-premises, cloud e monitoramento de negócios. Falou em segurança de dados, estamos aqui para auxiliar.