RDP: falhas desse protocolo, entenda sobre o assunto!
As ferramentas de administração remota são utilizadas em quase todas as empresas, visto que permitem acesso externo às informações e servidores.
Essas funcionalidades são bastante utilizadas por usuários que trabalham em escritórios remotos ou pela equipe de TI, a fim de realizar configurações mesmo a distância.
O Remote Dekstop Protocol (RDP), protocolo de conexão remota, é um dos mais usados pelas organizações.
E assim, por ser mais propagado, ele também é um dos principais alvos de ataques cibernéticos.
Entretanto, assim como qualquer outra ferramenta, as vulnerabilidades existem por causa de configurações incorretas e administração insegura.
Inclusive, o FBI (Federal Bureau of Investigation) chamou a atenção para o aumento dos casos de cibercrimes no RDP, orientando que empresas e cidadãos revisem e entendam quais acessos remotos à rede devem permitir, com a finalidade de evitar a probabilidade desses ataques.
Assim, colocamos neste post as características da ferramenta, os motivos que a torna vulnerável, quais as principais ameaças e como é possível afastá-las.
Acompanhe os tópicos:
- RDP: como funciona
- Por que a ferramenta é vulnerável?
- Principais ameaças
- Como garantir a segurança da sua empresa
Acompanhe a leitura sobre as falhas de protocolo RDP e entenda os motivos que o torna tão vulnerável e como é possível implementar boas práticas de segurança, para evitar que essas falhas ocorram!
RDP: como funciona
Utiliza-se o protocolo RDP com intenção de permitir acesso remoto dos usuários em computadores, bem como, servidores, em qualquer parte do mundo, como controle de mouse, teclado e toda área de trabalho.
Os dados de um aplicativo ou serviço transmitidos são passados pelas pilhas de protocolo. Assim, são setados, direcionados para um canal, criptografados, empacotados em quadros, empacotados no protocolo de rede e finalmente endereçados e enviados pela conexão ao cliente.
Mesmo fornecendo uma conexão criptografada entre ambos os terminais, a ferramenta é alvo de cibercrimes constantemente.
Continue a leitura e assim, saiba o motivo dessas falhas de protocolo RDP
Por que a ferramenta RDP é vulnerável?
Quando se fala em vulnerabilidade do RDP, isso está ligado ao contexto de uso, pois esse tipo de ferramenta gera riscos ao abrir portas.
Além disso, existe a questão da exploração das senhas fracas, em que o invasor tenta vários tipos de combinações de senha até achar a resposta certa.
Existe também uma falha relevante quando ocorre um acesso aberto a toda internet. Vale ressaltar que ferramentas desatualizadas, mas também que não possuem correções, aumentam consideravelmente as probabilidades de ataques.
Principais ameaças
Veja as principais ameaças à segurança com o uso do RDP, bem como, os prejuízos que elas causam.
Backdoors: nos cibercrimes, existe uma técnica para deixar o canal de invasão aberto, isto é, feita com códigos de programação.
Com essa ação, eles conseguem criar um canal permanente de acesso para ataques futuros, podendo assim, fazer o mesmo caminho todas as vezes que desejarem atacar.
Expansão de controle: os criminosos conseguem expandir, até infiltrar toda a rede.
Ransomware: esse tipo de ataque é muito comum e visa grandes empresas. Através de portas abertas, os criminosos conseguem acesso remoto total e travam todos os dados.
Para a recuperação, eles exigem um pagamento de resgate. O que pode causar gastos e riscos à segurança da informação.
Sistema de controle de acesso
Apesar das vulnerabilidades, o protocolo RDP é uma ótima ferramenta para facilitar inúmeros processos dentro de uma empresa. Sobretudo, nesse cenário de pandemia, em que o acesso remoto facilita muitas demandas do home office.
Por isso, a solução não é descartar a ferramenta, mas sim ter práticas diárias de segurança. Algumas são bem simples. Listamos para você:
- Crie senhas fortes, com combinações de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais
- Mantenha as versões do RDP atualizadas
- Adicione o RDP atrás de um firewall
- Bloqueie todas as portas do RDP para o meio externo
- Use autenticação de dois fatores, sempre que for possível
- Faça backups frequentes
- Restrinja a quantidade de usuários que poderão acessar o RDP
- Capture logs para gravar logins
- Ao criar VMs na nuvem, siga a política do player cloud
- Use uma VPN para conexão remota de usuários com a rede
Essas são algumas práticas que ajudam a manter a segurança da informação sem riscos. Contudo, esse é um processo diário, que se baseia em métodos e políticas implementadas para serem seguidas a todo o tempo.
Com boas práticas de segurança a infraestrutura de TI da sua empresa estará melhor protegida contra ataques cibernéticos.
Para te ajudar ainda mais, disponibilizamos um ebook gratuito intitulado Segurança da Informação, em que reunimos inúmeras práticas para evitar ataques criminosos tanto no home office como no trabalho presencial. Clique abaixo.⬇
Confira também os artigos relacionados que separamos para você ler também:
- Segurança da Informação: boas práticas e maus hábitos dos usuários
- Cibersegurança: saiba como se proteger!
A SEVEN disponibiliza muito mais no blog, venha conferir! 😃