Devido aos processos de evolução tecnológica e transformação digital, para que o seu negócio obtenha sucesso em todos os aspectos tecnológicos, é necessário ter uma infraestrutura de TI bem projetada e segura.
Esses aspectos giram em torno dos dispositivos, sistemas e formas de segurança que garantem a proteção de dados. Nesse cenário, a infraestrutura de TI deve ser pensada de maneira integrada.
Para gerir uma infraestrutura de TI, é necessário incluir políticas, estratégias, equipamentos, recursos humanos e parcerias terceirizadas. Nesse sentido, abordaremos os seguintes tópicos:
- A importância da infraestrutura para o bom funcionamento do negócio
- Infraestrutura hiperconvergente
- Por que terceirizar a sustentação?
Acompanhe a leitura!
Importância da infraestrutura para o bom funcionamento do negócio
Para que o seu negócio possa ter sucesso, é necessário ter uma sustentação sólida de TI. É inquestionável a importância de uma infraestrutura que suporte todos os processos que dependem da tecnologia. Nesse sentido, quanto maior a empresa, maior é a demanda por tecnologias.
A gestão da infraestrutura gira em torno de pontos como gerenciamento de dispositivos, softwares de gestão, automação de processos, gerenciamento de dados e integração de filiais em diferentes partes do mundo. Essas são algumas das demandas mais solicitadas por muitas empresas.
Nesse sentido, enxergando a importância que todos esses processos têm para o bom funcionamento do negócio, é importante o investimento na TI, para aumentar os resultados e eficiência da empresa frente o mercado.
Podemos citar como principais benefícios:
- Aumento da produtividade: a automação de processos e integração de sistemas otimizam tempo e investimento, além de provisionar incidentes.
- Redução de custos: soluções de TI podem oferecer um melhor custo-benefício para as empresas, evitando desperdício de recursos e perda de informações.
- Aumento de desempenho: com uma infraestrutura de qualidade, os processos tecnológicos fluem com mais agilidade e transparência, impactando significativamente em uma melhor experiência para seu cliente.
Infraestrutura hiperconvergente
A tradicional arquitetura de três níveis tem um custo de criação elevado, com complexidade na operação. Atualmente, o melhor custo-benefício para a maioria das empresas é adotar uma Infraestrutura hiperconvergente (HCI). A HCI é um sistema integrado que combina armazenamento, processamento, rede e gerenciamento. Essa solução pode ter impactos muito positivos para o negócio, visto a sua versatilidade e eficiência.
Entre os benefícios da infraestrutura hiperconvergente podemos citar a maior eficiência operacional, com a eliminação de processos manuais, e a simplicidade, em descomissionar a complexidade de estruturas internas de infraestrutura. Nesse modelo, uma equipe única de TI é responsável pelo monitoramento e gestão dos recursos tecnológicos. Além disso, a equipe é responsável pelo armazenamento e a eliminação de recursos em excesso, otimizando gastos em data center.
A infraestrutura hiperconvergente também apresenta uma capacidade de dimensionamento que configura o hardware em algumas horas e ativa cargas de trabalho em minutos. Dessa forma, é possível aumentar o desempenho em tempo real para atender com facilidade as necessidades específicas do negócio.
Por que terceirizar a sustentação?
A terceirização ou outsourcing, é uma tendência atual de TI, devido a eficiência que esse tipo de serviço traz. Com a terceirização, a empresa foca na demanda do cliente, enquanto seu parceiro de TI garante o funcionamento e a manutenção dos recursos tecnológicos.
A terceirização também proporciona maior segurança em infraestrutura, uma vez que os provedores possuem equipes especializadas em soluções contra ataques de vírus e hackers, realizam monitoramento em tempo real dos servidores, criam backup de dados e garantem a disponibilidade do sistema.
A escalabilidade também é um benefício da terceirização. Por exemplo, se a empresa deseja contratar soluções de Cloud Computing, a terceirização garante a maior flexibilidade de recursos, inclusive quando a demanda aumenta. Nesse modelo, mesmo quando necessário, o cliente só paga o que utilizar.
Mas o ponto mais importante da terceirização dos serviços de TI é a otimização de tempo e aumento de produtividade do seu time, uma vez que você libera os times de TI internos para focar em demandas específicas do seu core business, enquanto a sustentação é gerenciada pelo fornecedor. O serviço de outsourcing também cobre possíveis falhas técnicas, uma vez que se preocupa com o bom funcionamento da sua infraestrutura. Com essa parceria, sua equipe interna pode alocar seus recursos tecnológicos e humanos em inovação, garantindo a evolução do seu negócio.
Com o foco em sustentação de negócios, a Seven oferece serviços de infraestrurura On-premises e Cloud, garantindo a qualidade da sua infraestrutura corporativa. Fale com um de nossos especialistas e conheça nossas soluções!